Remoção de tatuagem

É impossível falar de tatuagem e remoção sem citar um breve histórico de como ela surgiu e predominou no mundo até os dias atuais. Segundo os relatos históricos, a prática de marcar o corpo surgiu em meados de 2190 à 1994 a.C. Pesquisadores encontraram a múmia de um corpo feminino nomeada Amunet que apresentava traços e pontos inscritos na região abdominal. 

Portanto, seguindo essa descoberta, pressupõe que as primeiras tatuagens surgiram no Egito Antigo, que poderia ter relação com cultos à fertilidade. 

Essa prática se difundiu em todo mundo, tendo sua existência definida em diferentes segmentos como rituais religiosos, identificação de grupos sociais. No Império Romano a tatuagem era vista em escravos e prisioneiros. Nos países do cristianismo a tatuagem era vista como algo abominável. As pessoas que possuíam uma tatuagem eram vista como marginal ou criminoso.  

Em 1891, com a invenção da máquina elétrica, tornou-se mais fácil realizar a tatuagem onde essa prática se expandiu para Europa e Estados Unidos.   A evolução histórica da tatuagem se deu no século XX, onde a tatuagem era exclusivamente vista em marinheiros e prisioneiros. O mundo evoluiu e hoje a tatuagem é vista no mundo jovem.

  •  Como surgiu a tatuagem no Brasil

 O primeiro homem no Brasil tatuado foi o dinamarquês -  Knud Harld Likke Gregersen conhecido como Lucky Tattoo ou Mr. Tattoo. Hoje a tatuagem se popularizou pondo de lado o preconceito. 

Mas há quem fez uma tatuagem ou porque achou bonito, ou  para homenagear alguém querido e por algum motivo em uma etapa de sua vida, sentiu necessidade de retirá-la mais não sabe como?A tecnologia a laser é a solução.

No passado, que fez uma tatuagem e sentiu a necessidade de retirar não podia. O individuo teria que fazer outra na mesma região da antiga. Hoje é possível remover uma tatuagem, porém, o procedimento não é tão simples depende do tipo de tatuagem. Quando a imagem possui uma combinação de cores distintas na pele, o próprio corpo entende que, a substancia é intrusa e envia um exército de glóbulos brancos para remover, mas não é suficiente resultando numa tatuagem desbotada. É aí que entra o tratamento a laser. O mesmo emite  rajadas de luz curtas e ultra-rápidas extremamente quentes sobre a pele, para aquecer e fragmentar os pigmentos de tinta em pedaços minúsculos, ajudando os glóbulos brancos  a continuar com o trabalho de expulsão da tinta.

A especialista Silvia Aguiar orienta que "este procedimento depende do tamanho da tatuagem e mais que isto, que vai ser crucial no para o procedimento é a tinta que pode ser utilizada", diz ela. O intervalo entre as sessões é de um mês. Além disso, quanto mais clara a pele, mais o laser consegue agir. Pessoas de pele negra podem ficar anos para remover a tatuagem totalmente. 

  O Cel - Centro de Estética e Laser trabalha com o aparelho a laser Q-Switched ,ideal para cores escuras como preto e azul. Esse aparelho é o único laser que possuí três comprimentos onda (1064 nm, 670 nm, 532 nm), com pico e nanosegundo que permite o tratamento eficaz de melasma, lesões pigmentadas, rejuvenescimento, poros e claro remoção de tatuagem.

Portanto, se você faz parte do grupo dos insatisfeitos com uma tatuagem indesejada, saiba que é possível sua remoção de forma segura e que não comprometa a sua saúde. Procure um profissional especializado na área de estética e laser e faça uma avaliação.   

Fontes:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-a-tatuagem/

https://www.mundodastatuagens.com.br/historia-da-tatuagem-no-brasil/

https://www.tattooja.com.br/historia-da-tattoo

https://www.coworkingmangabeiras.com.br/post/voc%C3%AA-tem-uma-tatuagem-mancha-ou-designer-de-sobrancelhas-que-deseja-remover

https://blog.tattoo2me.com/tudo-que-você-precisa-saber-sobre-remoção-de-tatuagens-6955649df194

https://medsystems.com.br/enlighten/?gclid=CjwKCAjwlujnBRBlEiwAuWx4LaPoGea2-jAIOltqYPlC0oWQZ35avTZUrezYqGw8pMOZHmtJ7oB0nRoCybQQAvD_BwE



Seja o primeiro a saber das novidades!